Destaque da semana: beijaço nos EUA

Nesse sábado, 15 de Agosto, homossexuais de cidades por todos os Estados Unidos uniram-se para beijar-se em locais públicos. A iniciativa foi tomada pelos blogueiros David Badash (do The New Civil Rights Movement) e e David Mailloux (do Dym Sum) e foi divulgada pela página do movimento no Facebook.

Ontem, na edição de Chicago do evento

Ontem, na edição de Chicago do evento

O The Great Nationwide Kiss-In, como foi intitulado esse “beijaço” de ontem, tem mais caráter de protesto do que de celebração do amor. Em dezembro do ano passado, um casal gay foi preso no Texas por beijar-se em um shopping; no final de junho desse ano, outro casal foi preso, também no Texas, por beijar-se em um restaurante mexicano. Outro caso semelhante ocorreu em Utah, desta vez em um parque público. Confira um trecho da chamada para o evento e o vídeo oficial de divulgação:

(…) beijar não é uma coisa ruim. Não é vulgar ou inapropriado. É uma demonstração de afeto tão antiga quanto o próprio tempo. E é bonito beijarmos a pessoa que amamos todos os dias. Então, saia nesse sábado às 14h e beije seu amor! 50 cidades irão participar; entre no site para ver detalhes sobre a sua.

É estranho pensar que, no contexto em que vivemos, dar um beijo em público representa transgressão ou protesto. O Nationwide Kiss foi uma reinvindicação muito legal de um direito básico de todo ser humano, mas não deve ser executado apenas em dias combinados. Idéias como o A Day in Hand, que já comentamos aqui, realizadas a longo prazo por pessoas de todo o mundo, podem trazer, ainda que sutilmente alguma mudança representativa para a comunidade LGBT. E, como já comentamos aqui também, é bom, muito bom, ser conhecido como gay.

Uma resposta para Destaque da semana: beijaço nos EUA

  1. […] exemplos recentes pelo mundo de Kiss-in, em várias cidades norte-americanas o The Great Nationwide Kiss-in, que aconteceu em 15 de agosto de 2009, e o beijaço sem fronteiras que aconteceu no fim do ano em […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: