Destaque da Semana: desculpas a Alan Turing

O fato mais comentado dessa segunda semana de setembro na mídia LGBT:

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, pediu nesta sexta-feira perdão pelo tratamento dado ao matemático Alan Turing – que decifrou o código criptografado Enigma, que a Alemanha de Hitler usava para mandar mensagens militares durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1952, Turing foi processado por atentado ao pudor depois de admitir ter um relacionamento homossexual. Ele recebeu como “tratamento” substâncias experimentais para castração e perdeu seu acesso a informações sigilosas, não podendo mais trabalhar na central de comunicações do governo britânico (GCHQ, na sigla em inglês). Em 1954, o matemático se matou.

O restante do texto da BBC Brasil sobre o ocorrido é bastante explicativo e altamente recomendável para quem quer entender a história toda. Mas o que chamou minha atenção foi o seguinte:

Uma petição no website do gabinete do primeiro-ministro solicitou ao governo um pedido póstumo de desculpas para o pioneiro da ciência da computação. A ideia de realizar uma campanha para a reabilitação de Turing foi do programador de computadores John Graham-Cumming e teve o apoio do escritor Ian McEwan, do cientista Richard Dawkins e do ativista pelos direitos dos gays Peter Tatchell. Milhares de pessoas endossaram o apelo.

Alan Turing

É triste que apenas depois de tanto tempo – e mesmo assim, apenas sob protestos – uma figura que é considerada, além de ícone gay, uma das pessoas mais importantes do século XX, ganhe um pedido oficial de desculpas pelo tratamento violento homofóbico. Mas meu olhar otimista conseguiu perceber o ativismo gay 2.0 surtindo efeitos.

2 respostas para Destaque da Semana: desculpas a Alan Turing

  1. Carolina Maia disse:

    é interessante ver um governo criar uma plataforma de diálogo com a comunicação e realmente DANDO OUVIDOS a ela =)

  2. […] as pessoas, botar ideias em discussão, agitar eventos. O primeiro ministro britânico Gordon Brown pediu desculpas pelo tratamento homofóbico dado ao matemático Alan Turing durante a década de 1940 por conta de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: