O caso Holmes: um comentário

O bafafá das últimas semanas foi o comentário do Robert Downey Jr, durante a divulgação do filme Sherlock Holmes: que o detetive e seu auxiliar Watson poderiam ter entre si uma relação maior que a simples amizade. Convivência excessiva, uso mútuo de roupas um do outro e o compartilhamento de uma cama foram as pistas apontadas pelo ator. A mera possibilidade dos próximos filmes da franquia lidarem com essa temática deixou os detentores dos direitos da personagem de cabelo em pé: em nome da “fidelidade ao livro”, mas com um cheirinho de heteronormatividade, ameaçaram o estúdio de retirar a concessão dos copyrights caso tal heresia fosse cometida.

Downey Jr. no Letterman: o início da polêmica

Essa argumentação foi muito questionável porque bom, adaptação é adaptação. Já implica infidelidade porque literatura é diferente de cinema, e porque os roteiristas certamente quiseram fazer do filme algo minimamente comercial. Os trailers fazem parecer um blockbuster de ação, e não uma película de suspense e mistério. Vejam vocês mesmos.

Uma postagem do blog da Época Mulher 7×7 me fez abrir os olhos pra outra questão: um Holmes musculoso e supramasculino não foi motivo de estranhamento e comentários na imprensa. Por mais que essas características distoem das idealizadas por Sir Doyle, não parecem incomodar ninguém. E versão gay é subversão da arte? Ok então.

Um texto do Womanist Musings coloca muito bem que poxa, um Holmes gay não utilizaria o pênis para investigar ao invés da clássica lupa, sabe. Não seria tão diferente porque enfim, gays não são diferentes das outras pessoas. É todo aquele bla bla bla de sempre: sem representatividade, nunca alcançaremos um status de normalidade.

O Cavalcanti se questionou no 23B se essa história não é decorrente de uma febre gay, uma homomoda. Porque, lembremos, nunca houve um Holmes gay. Esse debate todo se deu em torno de um comentário de Robert Downey Jr no programa do David Letterman. Não acho que seja uma moda, mas sei lá, porque uma coisinha de nada tem que deixar todo mundo tão histérico? Fecho os olhos e imagino, com prazer, o impacto que teria um filme com um superman gay.

5 respostas para O caso Holmes: um comentário

  1. Caio Locci disse:

    É incrível como as pessoas ainda insistem em tapar o sol com a peneira. Elas querem fantasiar um mundo onde não há homossexuais.
    É difícil para elas aceitarem o fato de um ícone da história ser homosseuxual, já que vai contra tudo que elas dizem a respeito da capacidade dos mesmos.
    Eu ainda tenho esperanças…

  2. erick disse:

    mas foi bom até n usarem o gay como um assunto no filme né?? ja basta alexandre que mostraram mais q ele era um ‘promiscuo’ do que um grande guerrilheiro. mesmo assim acho falho tb apelarem pra um detetive fortão e conquistador (?) quando na leitura é apenas uma mente brilhante.

  3. Ami disse:

    eu morreria por um Holmes/Watson NAIUHAIUHUIAHIUAHIAUHIAHA

    mas o que o Downey Jr. falou é a pura verdade. Se não fosse um filme, certamente alguém iria “zoar” o casal. Mas como é o Sherlock Holmes e o Dr. Watson, nãããããão existe essa possibilidade.

    Sherlock pode lutar kung fu mas não pode gostar de homem, ok, sei.

  4. […] This post was mentioned on Twitter by Gay Brasil ( LGBT ), Taina Veloso, Caio Locci, Lia Lee, Ami Onodera and others. Ami Onodera said: Holmes de ação pode, mas Holmes gay é adaptação infiel http://migre.me/gkKN meu lado fangirl morreria por um DowneyJr./JudeLaw 8D #falei […]

  5. Isabel disse:

    Ora. Já ouviu falar em “fanfiction”? Em “slash”? Downey Jr certamente não é o primeiro (e nem será o último) a ver o clima entre Holmes e Watson. É só procurar “holmes watson slash fic” no google… ;)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: