Destaque da Semana: Mariela Castro

Mariela Castro, filha do presidente cubano Raúl Castro e da feminista Vilma Espín, foi o destaque nas notícias gays dessa semana. Não é de hoje que a sexóloga tem ativa participação na briga pelos direitos das mulheres e dos LGBTs em Cuba; dirigindo o Centro Nacional Cubano de Educação Sexual (Cenesex), fez importantes projetos voltados para a prevenção da AIDS e em 2005 criou um projeto que previa a mudança de sexo para transgêneros – que se tornou lei na metade de 2008.

Ao centro, Mariela Castro em manifestação LGBT

Durante toda essa semana, dos dias 18 a 22 de Janeiro, ocorreu em Havana o V Congresso Cubano de Educação, Orientação e Terapia Sexual. Foi nesse congresso que Mariela chamou a atenção, fazendo algumas colocações interessantes. Além de contar que só em 2009, mais de dez cirurgias de readequação genital foram realizadas no país, a feminista disse que pretende lutar pela criminalização da homofobia em Cuba, muito comum por exemplo nos bastidores do Partido Comunista de Cuba (PCC). Elogiando a recente conquista da Cidade do México, que em dezembro anunciou ter aprovado o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, a filha de Raúl pareceu entusiasmada em repetir a dose em solo cubano, quem sabe ainda em 2010.

Não fosse o suficiente, Mariela estabeleceu um acordo com a defensora do Povo da Venezuela, Gabriela Ramirez, de colaboração em educação sexual, com ênfase no respeito aos homo e transexuais – em suma no combate à homofobia. Uma política de Estado voltada para a educação sexual, em dois países de extrema esquerda da América Latina, é notícia mais que bem recebida num começo de ano.

Uma resposta para Destaque da Semana: Mariela Castro

  1. […] This post was mentioned on Twitter by joão barreto and Homomento, Melville Farr. Melville Farr said: RT @homomento: Casamento gay e criminalização da homofobia em Cuba? http://migre.me/hubc […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: