Cuidado! Sua homofobia pode ser um machismo

Duas publicações desse semestre me chamaram muito a atenção. No melhor estilo “livro de banca”, ambas abordam a homossexualidade sob perspectivas bastante perigosas. Estou falando de “Cuidado! Seu Príncipe Pode Ser uma Cinderela – Guia Prático para Identificar um Gay no Armário” (editora Best Seller) e “Porque toda Mulher Precisa de um Gay em Sua Vida” (editora Matrix).

O primeiro é fruto de uma pesquisa de duas jornalistas que para escrever sua obra entrevistaram “médicos, psicanalistas, arquitetos, empresários, hostess de boates gays, modelos que atuam como damas de companhia de enrustidos e, é claro, mulheres que caíram no conto do Príncipe-Cinderela”. A ideia é ajudar mulheres casadas a identificar se seus maridos são homossexuais enrustidos.

A equipe da Veja se prontificou a ler o livro e fazer uma síntese dele, criando um teste rápido no site da revista para ajudar as inquietas de plantão a desmascarar seus maridos. Conforme as perguntas do teste vão sendo respondidas, são marcadas em rosa as respostas que indicariam homossexualidade do cônjuge. Confira o exemplo abaixo: as respostas em cinza são as que denotariam heterossexualidade.

Ao fim do questionário, um gaydar aponta para a esquerda, onde meias sujas e luvas de boxe estão representadas, ou para a direita, onde vemos uma chapinha e um retrato do Village People. A maior inclinação para um lado ou outro indicam se o dito cujo é príncipe ou princesa.

O segundo livro, “Porque toda Mulher Precisa de um Gay em Sua Vida”, é basicamente um ensaio sobre as amizades entre gays e mulheres. Diz que é ótimo para elas ter amigos homo porque eles são divertidos, bem informados, gostam de olhar vitrines, fofocar e dar conselhos.

Poder-se-ia direcionar a crítica a essas obras sob o aspecto da estereotipificação. Mas confesso que me vi muito mais preocupado com outro assunto que também está presente nos dois livros.

O público alvo, tanto do “Príncipe” quanto do “Amigo”, é feminino. E o tema central é a relação da mulher com o homossexual – enquanto amizade ou enquanto enganação. Os parâmetros para se chegar ao ponto principal de cada obra, além da estereotipificação do gay, são também, de modo mais sutil, a definição do que é o verdadeiro homem hetero e do que deve ser uma genuína relação heterossexual.

Estabelecem-se regras do que uma mulher realmente deve esperar de um casamento quando se diz “se seu marido é arrumado demais, ele é gay” ou “você precisa ter um amigo gay para falar sobre moda e fofoca”. É uma forma de reafirmar a construção da mulher romântica e submissa, da dona de casa que trabalha feliz e se contenta, pois afinal seu marido é, com certeza, heterossexual. Uma das questões do teste da Veja exemplifica bem essa questão, quando diz nas entrelinhas: homem que é homem não mostra afeto ou mostra pouco, e a mulher tem que se contentar com isso.

Além de ofender aos gays, o livro apresenta descrença na relação hetereossexual quando diz que ela não pode ser afetiva demais

A homofobia não existe isolada nem opera sozinha no mundo em que vivemos. Ela é fruto de uma visão binária, de uma polarização dos sexos que estabelece funções e comportamentos para masculino e feminino. Machismo e sexismo andam, por isso, de mãos dadas com o preconceito com homossexuais, e lutar contra um isoladamente é ignorar a origem que todos têm em comum. “Cuidado! Seu Príncipe Pode Ser uma Cinderela” e “Porque toda Mulher Precisa de um Gay em Sua Vida” são, mais do que perpetuadores de ideias superficiais e bobas sobre gays, reforçadores da opressão à mulher.

21 respostas para Cuidado! Sua homofobia pode ser um machismo

  1. Paulo disse:

    Não me surpreende que os livros tenham sido amplamente divulgados na Veja e na Globo, que há décadas se esforçam para ser espécies de “manuais” de comportamentos esperados tanto de gays quanto de heteros, tanto de homens quanto de mulheres. Os medíocres precisam de padrões para dar sentido à desordem, né?

  2. Danilo disse:

    Gente…é a Veja…VEJA..VEJA. Fim e fim pras mulheres otárias que se submetem a isso.

  3. Benjamin Bee disse:

    Tá! Tá tudo certo, tudo dito, oportuno, muito bom, ótimo!

    Agora… O que não está certo é vocês quatro ficarem um mês inteiro sem postar nada. Eu preciso me alimentar! Preciso de informação inteligente e nova.

    Esse tira gosto não garante a semana que tenho pela frente. Então… por favor…

  4. Nathália disse:

    Essa última pergunta do teste da Veja é a pior!
    De forma nada refinada, esse tipo de literatura contribui nocivamente pras normatizações dos papéis de gênero e das relações amorosas, extremamente arraigadas.
    Preocupante e triste!

  5. […] Cuidado! Sua homofobia pode ser um machismo E parece que alista de livros equivocados sobre a homossexualidade não para de crescer. […]

  6. rapharv disse:

    vai toma no cu esses testes de homossexualidade! pq no final o homossexual é representado com uma chapinha e um negocio da madonna, enquanto o heterossexual é representado com uma luva de box e “meias”. como se homossexuais nao usassem meias ou praticasse esportes, e como se heteros nao gostassem de madona, ou até mesmo fizesse chapinha!
    e o pior ainda sao os livros, pra que alguem precisa comprar um livro para descobrir se alguem é gay ou nao?!
    se ninguém sabe se ele é gay, é porque ELE nao quer contar. e se fosse para as pessoas saberem, ele se assumiria! PORRA
    minha opinião é que esses lançamentos de testes e livros, sao a maior mostra de que quem os publicou é um “hetereo” que nao se descobriu ainda, ou é um gay muito idiota!
    AFF

  7. Daniela disse:

    terríveis os dois ><

    Além de tudo no primeiro livro há a afirmação de que bissexuais não existem, além de tudo a mulher é bifóbica .

    Excelente o texto

  8. Lincoln Oms disse:

    Leu na Veja??????????????? HAHAHAHAHAHAHA… NA VEJA???????????????????? Azar o seu! Pena de quem ainda gasta dinheiro comprando árvores processadas. Porque a Veja só serve para contruibuir no desmatamento.
    Informaçoes distorcidas, conteúdo equivocado e totalmente parcial. ” VEJA o LIXO que estais lendo, antes de buscar verdadeiras informações.”

  9. aguieiras disse:

    Até o André Fischer, dono do portal Mix Brasil e de mais nove sites pornôs, já escreveu, também , algo do tipo, estranho muito que não tenha sido criticado aqui…”DICAS DE SEXO PARA MULHERES POR UM HOMEM GAY”.
    O triste disso tudo é que, perante Direitos negados, nada se faz, nada avança.
    A própria militância homossexual está tão voltada para o seu umbigo e para questões político partidárias, que não está nem aí para esses ou outros livros ou pesquisas, ofensivas ou não. E empresários gays só estão interessados em lucrar, se for para lucrar, até deixam de serem gays, se necessário.
    Enfim, no país que mais se mata gays no mundo – e onde menos se lê – esses livros pouco representam perante a miséria humana em que vivemos, perante o mar de preconceitos em que navegamos.
    Abraços,
    Ricardo
    aguieiras2002@yahoo.com.br
    http://dividindoatubaina.wordpress.com/

  10. Rafael disse:

    Essa é a segunda reportagem mentira e preconceituosa da Veja, em relação aos gays, que tenho conhecimento. A primeira foi aquela matéria de capa sobre jovens gays que saem do armário.
    E eu fico bobo com o fato de levarem esse tipo de literatura a sério.

  11. Sica disse:

    Brilhante! Resumiu meu pensamento. O texto que eu gostaria de ter escrito.

  12. Lia Lee disse:

    Também concordo com cada uma das linhas. Irretocável.

  13. Júnior disse:

    Parabéns pelo blog!!!
    ótima escrita e argumentos,
    mas um poste por mês é muito pouco.
    Ainda mais por mim, que anseio por informações úteis.

    Valeu pessoal!

  14. Bárbara disse:

    Ótimo texto!

    A Veja só perde pontos. Não creio que a equipe sequer tenha aprovado uma coluna tão ridícula!

  15. telma disse:

    Ótimo post. Obrigada por manterem esse blog e veicularem uma redação séria, com coerência e conteúdo. Vou divulgar.

  16. Diego Hatake disse:

    Bom, se saiu destaque sobre o livro na Veja, não há o que se discutir… =) Ótimo post!

  17. Benjamin Bee disse:

    Gente! TRÊS MESES????!!! Eu coloquei o logo de vocês na minha página, faço a maior propaganda da inteligência deste grupo e vcs nem tchum!
    Que pasa chicos? Preguiça? Anda! Precisamos de vcs. A homofobia está recrudescendo, o casamento gay vai lá longe e a adoção só na porrada. Como assim? Desistiram de lutar? Amarelaram?

    Não precisa defender tese num post… Basta distribuir um pouco da consciência de vcs aos leitores… Só isso. É pedir demais?

  18. Adorei seu blog!
    super me identifiquei com tudo… vou ler mais!
    Beijo grande!
    – Concordo com o “Benjamin Bee”

    A homofobia está recrudescendo, o casamento gay vai lá longe e a adoção só na porrada.

    x**

  19. Paula Mariá disse:

    Fui até o site ver o teste e fiquei realmente assustada. Ele todo é uma glorificação ao homem-macho, completamente estereotipado, no maior estilo Dourado de ser. Como se essa fosse a única forma ocupada por um heterossexual. Ótimo post. O blog está adicionado nos meus favoritos, beijos.

    Ps. Segundo o teste meu namorado é homossexual. Hahaha Afinal, ele limpa a prõpria casa e demonstra seu afeto por mim publicamente, acredita? Bichona, certeza!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: